É já uma tradição, uma boa tradição!
Começou há 8 anos e continua com a mesma força, o mesmo entusiasmo... poderíamos pensar que, com o decorrer do tempo, as pessoas deixariam de acorrer... mas a multidão que ontem esteve presente, prova o contrário. Valeu a pena, e, por isso mesmo, estão todos de parabéns.
Estiveram presentes pessoas das 22 paróquais do concelho.
Uma só Eucaristia para todo o concelho, uma só família, todos à volta do mesmo altar...
É com estas e com outras actividades de conjunto a nível arciprestal (Crisma, preparação para o sacramento do Baptismo, catequese no Centro Pastoral D. João de Oliveira Matos de todos os alunos do 5º e 6º ano) que queremos ajudar os cristãos de Celorico da Beira a compreender, a aceitar e a empreender a renovação e as mudanças que se impõem. Não basta falar teoricamente na necessidade das novas unidades pastorais. É necessário estar convencido e é preciso dar passos concretos...
O Pe. Martins, no ano em que celebrou as bodas de prata sacerdotais, deixou-nos uma proposta de mudança na vida e acção pastoral das comunidades cristãs, sobretudo no mundo rural: "MENOS PADRES, CRISTÃOS MAIS COMPROMETIDOS E NOVAS UNIDADES PASTORAIS". É necessário e urgente encontrar novos pólos de dinamização da acção pastoral e da vida cristã.
No final da Eucaristia, não se esqueceu de referir a sua experiência de viva em comunidade. Uma experiência de 20 anos!!! Viveu 6 anos na comunidade de S. Miguel da Guarda e há já quase 14 anos na comunidade de Celorico da Beira.
Todos nós concordamos que a vida em comunidade é um passo importante para a criação de uma unidade pastoral...
1 comentário:
Enviar um comentário