Informações diversas e actuais de interesse a respeito da paróquia de LAGEOSA DO MONDEGO - Celorico da Beira, distrito da Guarda

sexta-feira, fevereiro 23, 2007

BADEN-POWELL - 150 ANOS

Hoje celebram-se os 150 anos do nascimento de Baden-Powell, fundador do maior movimento e escola de educação do mundo, o ESCUTISMO.

O legado que deixou ao mundo de “educar homens novos” para que onde quer que se encontrem “possam deixar o mundo um pouco melhor do que o encontraram” tocou todos os quadrantes da sociedade, da política e das religiões, nos 100 anos de Escutismo, que celebramos também este ano.
Em Portugal, o Movimento Escutista está presente no Corpo Nacional de Escutas, na Associação dos Escuteiros de Portugal e nas Guias de Portugal. E agora também na Lageosa do Mondego.
São milhares as crianças, adolescentes e jovens que, no dia a dia, procuram cumprir os princípios, máximas e lei, no sentido de serem bons cidadãos.
Baden-Powell deixou-nos a pedagogia da educação, mais que a obrigatoriedade da instrução. Aos dirigentes e assistentes pede-lhes para sermos exemplo de vida já que, as crianças e jovens, tendem a repetir o que vêem os adultos fazer. Que saibam estar sempre atentos à mensagem de Deus, que fala pela Igreja, que saibam sempre honrar a sua promessa.

E já agora deixo aqui um texto muito conhecido Baden-Powell:

“Caros escuteiros:
Se já vistes a peça Peter Pan, haveis de recordar-vos de como o chefe dos piratas estava sempre a fazer o seu discurso de despedida, porque receava que, quando lhe chegasse a hora de morrer, talvez não tivesse tempo para o fazer. Acontece-me coisa muito parecida e por isso, embora não esteja precisamente a morrer, morrerei qualquer dia e quero mandar-vos uma palavra de despedida.
Lembrai-vos de que é a última palavra que vos dirijo, por isso meditai-a.
Passei uma vida felicíssima e desejo que cada um de vós seja igualmente feliz.
Creio que Deus nos colocou neste mundo encantador para sermos felizes e apreciarmos a vida. A felicidade não vem da riqueza, nem simplesmente do êxito de uma carreira, nem dos prazeres. Um passo para a felicidade é serdes saudáveis e fortes enquanto sois rapazes, para poderdes ser úteis e gozar a vida quando fordes homens.
O estudo da natureza mostrar-vos-á as coisas belas e maravilhosas de que Deus encheu o mundo para vosso deleite. Contentai-vos com o que tendes e tirai dele o maior proveito que puderdes. Vede sempre o lado melhor das coisas e não o pior.
Mas o melhor meio para alcançar a felicidade é contribuir para a felicidade dos outros. Procurai deixar o mundo um pouco melhor de que o encontrastes e quando vos chegar a vez de morrer, podeis morrer felizes sentindo que ao menos não desperdiçastes o tempo e fizestes todo o possível por praticar o bem.
Estai preparados desta maneira para viver e morrer felizes - apegai-vos sempre à vossa promessa escutista - mesmo depois de já não serdes rapazes e Deus vos ajude a proceder assim.
O Vosso Amigo,

Baden-Powell


VISITEM: http://www.cne-escutismo.pt/

1 comentário:

freefun0616 disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.